Haras Residence de mãos dadas com a sustentabilidade

Haras Residence – Sergipe

A quantidade de água doce produzida pelo seu ciclo natural em 1950 é, basicamente, a mesma de hoje e deverá ficar inalterada até 2050. Por outro lado, a demanda aumentou. A preocupação com um recurso tão importante para a manutenção da vida, levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a criar o Dia Mundial da Água, 22 de março.

A água cobre 70% de toda Terra, porém grande parte está nos mares e oceanos e apenas cerca de 2,7% desse total é doce e se encontra, em sua maior parte, em geleiras, calotas polares e subsolo (lençóis freáticos). Menos de 1% da água própria para consumo é encontrada em rios e lagos.

Aproximadamente 13,7% de toda água doce do planeta está no Brasil e grande parte dela está concentrada na Bacia Amazônica, cerca de 73%, onde tem uma pequena população. Os 27% restantes são distribuídos pelo resto do país onde está concentrada 80% da população, aproximadamente. O Nordeste possui menos de 5% de toda esta reserva. Desta forma, tem-se uma ideia da desproporcionalidade da distribuição da água para as pessoas.

Atento às mudanças do mundo moderno e à necessidade do uso racional da água, o projeto da Prisma para o Haras Residence oferece um sistema de reuso da água que vai funcionar com o sistema de decantamento de efluentes, que são substâncias líquidas ou gasosas originárias de esgotos domésticos.

Para tanto, implantou-se uma estação compacta que vai tratar essa água e guardá-la em um reservatório. Parte da água da drenagem também será captada e armazenada em reservatório de até 2 milhões de litros.

A água de reuso será utilizada nas áreas comuns do condomínio e na irrigação da área verde através de um sistema de irrigação projetado para o uso eficiente da água e na quantidade exata da necessidade das plantas, sem espaço para o desperdício desse bem tão precioso.

Todo o projeto foi pensado na região. As plantas escolhidas para compor o paisagismo do Haras Conquista não necessitam de muita água para sobreviver. O resultado disso é um condomínio com um paisagismo encantador e condizente com a racionalidade do uso da água.

Sustentabilidade – uma preocupação permanente da Prisma Incorporadora

Deixe uma resposta